quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Povos e Raças

Quantas vezes jogadores se fizeram essa pergunta: "Com qual raça irei jogar?"

Provavelmente muitas vezes, e provavelmente quando você começa a se fazer essa pergunta, já deve ter feitos todas as raças do livro do jogador, e começa a apelar para raças do Livro dos Monstros, como aasimars ou drows, etc...

Como podemos resolver isso?

O grupo pode inventar, como eu gosto de dizer, "Regras da Casa", onde o grupo pode ir além do que o livro mostra, por exemplo:

No livro dizem que existem varios clãs e cidades anãs, então por que não existem etnias de anões?

Um anão da montanha clássico ganha +2 de constituição e -2 em carisma.

Por que um anão das colinas não pode ganhar +2 de força e -2 em inteligencia?

Ou um anão dos desfiladeiros ganhar +2 de destreza e -2 em sabedoria ?

Isso fica a escolha de cada grupo, criando uma trama enorme de sub-raças de um mesmo povo.

Isso já acontece com os elfos, que são separados em altos, selvagens e das florestas, por que não podem existir os halfilins do deserto, os gnomos das lavas, ou os humanos do mar ?

Cabe a cada um dar suas idéias para que o seu mundo cresça e se torne um lugar onde seja atrativo fazer personagens de raças básicas, mas que sejam diferentes entre si.

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